Dramaturgia Cinética, coreografia e futuro fantasma é o curso on-line expositivo promovido pelo diretor do Grupo Cena 11 Alejandro Ahmed de 22 de setembro a 01 de outubro na plataforma Sympla.
O Curso tem caráter expositivo e integra arquivos de texto, áudio, vídeo e fotografia relacionados à pesquisa, criação, direção e performance dos trabalhos concebidos junto ao Grupo Cena 11 nos últimos 20 anos. Os módulos transitam desde o Violência (2000) ao atual projeto Matéria Escura, estendendo seus objetos coreográficos à uma rede de assuntos correlatos que mapeiam a experiência de pesquisa, direção e criação de cada obra.
Os encontros serão divididos em cinco módulos complementares de 2 horas cada um complementares.
Cada módulo se refere a objetos de pesquisa e criação específicos relativos à trajetória do artista e da Companhia de Dança Cena 11.
Trabalhos a serem abordados:
- “Violência”,
- “A carne dos Vencidos no Verbo dos Anjos”
- “Projeto SKR”, “SkinnerBox”
- “Pequenas Frestas de Ficção sobre Realidade Insistente”
- “Sim – Ações integradas de Ocupação e Resistência”
- “Carta de Amor ao Inimigo”
- Monotonia de Aproximação e Fuga para sete corpos”
- “Protocolo Elefante”
- “Anátema 02”, “Matéria Escura”
- “Futuro Fantasma”
Módulos
01 • Violência (O Novo Cangaço, In`perfeito, A Carne dos Vencidos no Verbo dos anjos).
- Corpo Estufa.
- Corpo Vodu.
- Quadrinhos, games, joystick, movimento, tela e órteses cinético – músculo – emocionais.
02 • Projeto SKR, SkinnerBox, Pequenas Frestas de Ficção sobre Realidade Insistente.
- Fenótipo Estendido, pernas, patas e bastões.
- Causalidade Espalhada e o modo remoto de gestão do movimento.
- Feedback e os instrumentos de retro alimentação.
- Dança Generativa.
03 • Sim – ações integradas de Ocupação e Resistência, Carta de Amor ao Inimigo.
- Dança Generativa.
- Algoritmo coreográfico.
- Coreografia emocional do espectador.
- Situação coreográfica.
- Vetor Emocional.
- Interdependência de assimetrias.
- Autogestão dramatúrgica pelas condições relacionais do movimento.
04 • Monotonia de Aproximação e Fuga para sete corpos, Protocolo Elefante
- Os corpos como Sintetizadores de gravidade.
- Pulsar, mudar para continuar e continuar para mudar.
- Moldar, a troca constante entre ambiente e corpo.
- Vetores músculo-esquelético-emocionais e máscaras.
- Molde sonoro. Guizos, vozes e o movimento expandido do som.
- Espaço e posição da platéia. (vincular com trabalhos anteriores)
- O Vestígio e ancestralidade como trânsito entre continente e conteúdo.
05 • Anátema 02, Matéria Escura, Futuro Fantasma
- A palavra, a voz e a fala das coisas.
- O pop, o meme e a superfície de profundidade instantânea.
- Transdução, presença e extensões físico digitais.
- Legenda, o modo de existir além de si.
Coreógrafo, diretor artístico, e performer do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Possui 17 obras estreadas entre 1994 e 2018, junto ao Grupo Cena 11 e colaborações com artistas como Lia Rodrigues (BR), Hooman Sharifi (NOR), Antônio Araújo (BR), Rodrigo Pederneiras (BR), Felipe Hirsch (BR), Inbal Pinto (ISR), Volmir Cordeiro (BR), Luís Garay (ARG), Michelle Moura ( BR), Maikon K (BR).