logo-com-assinatura-jurere

Alejandro Ahmed do Cena 11 promove curso sobre Dramaturgia Cinética

Dramaturgia Cinética, coreografia e futuro fantasma é o curso on-line expositivo promovido pelo diretor do Grupo Cena 11 Alejandro Ahmed de 22 de setembro a 01 de outubro na plataforma Sympla.

O Curso tem caráter expositivo e integra arquivos de texto, áudio, vídeo e fotografia relacionados à pesquisa, criação, direção e performance dos trabalhos concebidos junto ao Grupo Cena 11 nos últimos 20 anos. Os módulos transitam desde o Violência (2000) ao atual projeto Matéria Escura, estendendo seus objetos coreográficos à uma rede de assuntos correlatos que mapeiam a experiência de pesquisa, direção e criação de cada obra.

Os encontros serão divididos em cinco módulos complementares de 2 horas cada um complementares.

Cada módulo se refere a objetos de pesquisa e criação específicos relativos à trajetória do artista e da Companhia de Dança Cena 11.

Trabalhos a serem abordados:

  • “Violência”,
  • “A carne dos Vencidos no Verbo dos Anjos”
  • “Projeto SKR”, “SkinnerBox”
  • “Pequenas Frestas de Ficção sobre Realidade Insistente”
  • “Sim – Ações integradas de Ocupação e Resistência”
  • “Carta de Amor ao Inimigo”
  • Monotonia de Aproximação e Fuga para sete corpos”
  • “Protocolo Elefante”
  • “Anátema 02”, “Matéria Escura”
  • “Futuro Fantasma”

 

Módulos

 

01 • Violência (O Novo Cangaço, In`perfeito, A Carne dos Vencidos no Verbo dos anjos).
  • Corpo Estufa.
  • Corpo Vodu.
  • Quadrinhos, games, joystick, movimento, tela e órteses cinético – músculo – emocionais.

 

02 • Projeto SKR, SkinnerBox, Pequenas Frestas de Ficção sobre Realidade Insistente.
  • Fenótipo Estendido, pernas, patas e bastões.
  • Causalidade Espalhada e o modo remoto de gestão do movimento.
  • Feedback e os instrumentos de retro alimentação.
  • Dança Generativa.

 

03 • Sim – ações integradas de Ocupação e Resistência, Carta de Amor ao Inimigo.
  • Dança Generativa.
  • Algoritmo coreográfico.
  • Coreografia emocional do espectador.
  • Situação coreográfica.
  • Vetor Emocional.
  • Interdependência de assimetrias.
  • Autogestão dramatúrgica pelas condições relacionais do movimento.

 

04 • Monotonia de Aproximação e Fuga para sete corpos, Protocolo Elefante
  • Os corpos como Sintetizadores de gravidade.
  • Pulsar, mudar para continuar e continuar para mudar.
  • Moldar, a troca constante entre ambiente e corpo.
  • Vetores músculo-esquelético-emocionais e máscaras.
  • Molde sonoro. Guizos, vozes e o movimento expandido do som.
  • Espaço e posição da platéia. (vincular com trabalhos anteriores)
  • O Vestígio e ancestralidade como trânsito entre continente e conteúdo.

 

05 • Anátema 02, Matéria Escura, Futuro Fantasma
  • A palavra, a voz e a fala das coisas.
  • O pop, o meme e a superfície de profundidade instantânea.
  • Transdução, presença e extensões físico digitais.
  • Legenda, o modo de existir além de si.

Alejandro Ahmed

Coreógrafo, diretor artístico, e performer do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Possui 17 obras estreadas entre 1994 e 2018, junto ao Grupo Cena 11 e colaborações com artistas como Lia Rodrigues (BR), Hooman Sharifi (NOR), Antônio Araújo (BR), Rodrigo Pederneiras (BR), Felipe Hirsch (BR), Inbal Pinto (ISR), Volmir Cordeiro (BR), Luís Garay (ARG), Michelle Moura ( BR), Maikon K (BR).

 

Saiba mais em:

https://www.sympla.com.br/dramaturgia-cinetica-coreografia-e-futuro-fantasma__964279?fbclid=IwAR3zimRlGc8nTCajmx7jFxoiKQQQ52Z9zcNZ1T6an-8tJl_P99Ob_ucPtsw

Compartilhe este post