Cena 11NotíciasCena11no Festival Panorama Luto 2020: 50 h ao vivo em homenagem às vitimas da COVID 19

10 de dezembro de 20200

Com sua primeira edição organizada em 1992, o Festival Panorama é realizado desde 2007 pela Associação Cultural Panorama com a proposta de ocupar a cidade do Rio de Janeiro com dança e projetos dos mais variados formatos, apresentando as relações que o corpo constrói com o espaço, tempo e público através do movimento. Ao longo dos seus 22 anos, o evento apresentou em sua versão presencial companhias e artistas nacionais e internacionais, com papel fundamental na construção da memória da dança.

 

Em 2020, ano marcado pelas consequências geradas por uma pandemia sem precedentes, pelas discussões em torno do luto coletivo por mais de 170 mil corpos – só pelas narrativas oficiais – os organizadores do evento se propõem a lembrar os mortos, viver o luto, performar um velório infinito, reunir fragmentos possíveis de esperança.

 

A previsão assombrosa para meados de dezembro é de que o Brasil possa ter mais de 180 mil mortos. O Festival reunirá artistas que irão ler por 180 mil segundos, 3000 minutos e 50 horas. Até que todos os mortos sejam lembrados.

 

Luto e Luto, substantivo e verbo

 

A ação Panorama Luto terá início em 12 de dezembro e continuará on-line de forma ininterrupta até 14 de dezembro.

 

Em sua versão 2020, centenas de convidados de todo o Brasil e do exterior se alternarão lendo trechos de livros e compartilhando ideias. As palavras e textos, que tanto nos acompanharam nesta pandemia, ganham corpo e voz lidas por atores, atrizes, cantores, músicos, bailarinos, coreógrafos, arquitetos, médicos e muitas mais pessoas que acreditam que ler é o maior dos privilégios e a liberdade de expressão é a base da democracia. Esta leitura é um velório dos corpos que se foram e uma celebração dos que ficaram. É uma afirmação da vida, para honrar a morte. Leitura ao vivo, um segundo por cada vítima da covid-19 no Brasil.

 

Esta ação só é possível porque o Festival Panorama tem parceiros organizando leituras presenciais – respeitando os protocolos sanitários – ou remotas em várias cidades brasileiras e pelo mundo. Parte das leituras terá tradução em libras, parte terá legenda automática em português e todas terão autodescrição.

Um destes parceiros é o Cena11, que tem sua sede no Jurerê Sports Center em Florianópolis e cujo horário de leitura no evento será no dia 13 de dezembro, das 21 às 22h45m no link:

youtube.com/festivalpanorama

 

 

 

 

 

O Festival Panorama é um dos mais conhecidos e respeitados festivais de artes do Brasil e há 28 anos apresenta os maiores nomes das artes cênicas mundiais, além de investir nos criadores mais inovadores e no futuro da linguagem. Mais de 500 artistas de todo o mundo e do Brasil já passaram pelas edições do Panorama no Rio. Este ano, a convite de um dos maiores centros de dança e performance da Europa, fez uma edição especial em Paris, antes da pandemia, que atraiu milhares de pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são necessários. *

VOCÊ QUER SABER MAIS SOBRE AS NOSSAS MODALIDADES ESPORTIVAS?

JURERÊ SPORTS CENTER

Centro multidisciplinar do esporte e do corpo.
Aberto das 7h30m às 22h
Secretaria, De 2ª à 6ª das 9h às 20h30m / Sábados das 10h às 12h

ASSINE E RECEBA NOVIDADES

Manteremos você informado das nossas atividades e novidades.