FutebolEntrevista com Rubens Takeda da SDB Academia de Futebol do Jurerê Sports Center

28 de dezembro de 20200

Confira a entrevista com Rubens Takeda, ex-atleta profissional com passagens por Portugal e Japão, Gestor em Futebol pela Universidade do Futebol do Brasil e Treinador licenciado pela Federação Catarinense de Futebol. Também é o nome por trás da SDB Academia de Futebol e responsável pelo ensino do esporte para crianças e adultos no Jurerê Sports Center.

 

Porque “Academia” e não “Escolinha” de futebol? Quais as principais diferenças entre os dois conceitos?

As escolinhas vão mais para o lado recreativo, são mais para as crianças brincarem e interagirem com as outras crianças. As Academias de Futebol são locais para os quais os alunos vão para aprender a parte tática, técnica, melhorar a parte física. Muitas Academias surgem dos clubes profissionais. Por exemplo, o Real Madrid, o Barcelona, tem as suas Academias espalhadas em todo o mundo e que as pessoas já conhecem. Esses Clubes tem uma metodologia própria de trabalho, sabem o que os clubes de futebol precisam, e conduzem a formação dos atletas em função da experiência e do conhecimento que possuem.

O crescimento do interesse pelo futebol por parte das meninas já chegou às Escolas do esporte?

Com certeza. O futebol feminino tem crescido muito em todo o mundo, não apenas no Brasil. Já temos um Campeonato Brasileiro Feminino. No Japão também já existe a liga profissional, as atletas vivem do esporte, assim como já ocorre na França e na Alemanha. No Brasil foi feita a Liga este ano, o futebol feminino foi profissionalizado, uma nova técnica sueca foi contratada para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. É uma modalidade que tem crescido bastante.

Para quem ainda não conhece, como é uma aula de FunFut?

São aulas de Funcional, que trabalha a parte física, velocidade, mobilidade, explosão, mesclada com o futebol. São ministradas a partir dos 16 anos dentro da programação da SDB Academia de Futebol.

 

Como funciona o trabalho de descobrir, desenvolver e encaminhar profissionalmente jovens atletas de futebol da SDB? E esse trabalho já se estende também às atletas mulheres?

Por enquanto, esse trabalho ainda está focado nos atletas masculinos. Somos uma empresa jovem, com dois anos de cadastro na Confederação Brasileira de Futebol CBF como agência de jogadores. Hoje já temos jogadores nossos nas 1ª e 2ª Divisões do futebol em Portugal e no Japão. No Brasil já temos jogadores profissionais formados por nós disputando Campeonatos Estaduais. Jogadores de categorias de base temos jogadores no Grêmio, no Inter e no Criciúma.

Em 2020 tivemos um atleta que levamos para teste no Avaí, foi aprovado e, depois de 10 meses, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-15.

O trabalho funciona a partir da assistência de jogos das categorias de base, desde os 12 anos, buscando identificar jogadores que tenham perfil para chegar ao futebol profissional. Temos um perfil de atleta que se embasa na experiência dos clubes nos países com os quais temos experiência e contatos. O passo seguinte é verificar se o atleta tem ou não empresário. Se não tiver, buscamos oferecer a ele todo o apoio, estrutura, materiais, ajuda de custo, para que possa treinar e desenvolver a sua habilidade. Esse trabalho também acontece fora do campo, buscando identificar clubes nos quais as habilidades de cada atleta se encaixam, sempre dentro das expectativas de cada um.

 

Quais os principais diferenciais da SDB para as outras escolas que formam atletas com foco profissional?

Hoje muitas “escolinhas” prometem levar os alunos para a Europa, para grandes Clubes. Mas na Europa existe a Lei Fifa que proíbe que jogadores menores de 18 anos joguem profissionalmente, a não ser que os pais estejam juntos e tenham trabalho capaz de mantê-los fora do país. E esse trabalho não pode ser relacionado ao futebol.

Acompanhar a maioria dos jogos das categorias de base, ter contato nos principais Clubes do país e conhecer as necessidades específicas de cada um deles em determinados momentos da sua história esportiva é muito importante para o sucesso deste trabalho. A SDB opera em todas essas frentes simultaneamente.

A metodologia de trabalho da SDB inclui VERDADE e EXPERIÊNCIA, e não abrimos mão disso.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são necessários. *

VOCÊ QUER SABER MAIS SOBRE AS NOSSAS MODALIDADES ESPORTIVAS?

JURERÊ SPORTS CENTER

Centro multidisciplinar do esporte e do corpo.
Aberto das 7h30m às 22h
Secretaria: de 2ª à 6ª das 8h às 20h30m / Sábados das 8h às 12h

ASSINE E RECEBA NOVIDADES

Manteremos você informado das nossas atividades e novidades.